Nossa cria e com muito orgulho

Pouca gente sabe, mas Gérson de Oliveira Nunes, o famoso Canhotinha de Ouro, antes de ser campeão do mundo com a Seleção Brasileira, começou sua carreira esportiva aqui no Canto do Rio. Gérson vinha de uma família toda envolvida com o futebol e segundo seu relato chega ao Canto do Rio em 1953, quando tinha apenas 12 anos de idade para jogar futebol de salão. Pelo clube foi campeão dos Jogos Infantis e jogou o Campeonato Carioca na categoria juvenil.

Em entrevista ao SBT Esporte Rio o craque explicou como começou no clube e como foi chamado para jogar no Flamengo. “Comecei a jogar futebol de salão no Canto do Rio em Niterói, depois passei para o campo, com o grupo todo e fizemos um Campeonato Carioca. Naquela época Niterói era capital do estado, então o Canto do Rio era convidado a jogar no Campeonato da Guanabara. E fomos fazer a preliminar e num jogo entre Flamengo e Canto do Rio e quando terminou, o Bria (Modesto Bria – ex-craque do Rubro-Negro e treinador da base) me convidou pra treinar no Flamengo. Fui pra lá em 58 (juvenil), fiquei lá por seis anos e desde então nunca mais parei”, contou durante a entrevista.

Depois disso a carreira do canhotinha deslanchou, jogando ainda no Fluminense, Botafogo, São Paulo e na Seleção Brasileira, onde foi campeão da Copa do Mundo de 1970.

Texto: Jaqueline Freires / Foto: Fábio Rossi (O Globo)