História

Em 1913 Nascia o Canto do Rio Foot-Ball Club (o nosso cantusca)

O dia 14 de novembro de 1913 entra para a história do nosso “Cantusca” como a data oficial da sua fundação, quando quatro garotos com idades entre nove e treze anos se reuniram, em Niterói, para criar o Canto do Rio Foot -Ball Club, tendo como meta o futebol infantil. Seus nomes: Hugo Mariz de Figueiredo (o primeiro presidente do Cantusca), Cyro Domingues (criou o nome Canto do Rio), Ary Gurjão e Adail Figueiredo.

Fundação

canto do rio antigaEm 1918, o Cantusca deixaria de atuar somente no futebol infantil e logo se tornaria o time mais popular de Niterói, disputando o campeonato municipal e conseguindo, em 1933, o seu primeiro título como campeão niteroiense: “Representante Oficial do Estado do Rio/AFEA”. Foi um dos cinco fundadores da Associação Fluminense de Esportes Atléticos (AFEA), que se tornaria, posteriormente, a Federação Fluminense de Desportos, organizadora do futebol do antigo Estado do Rio de Janeiro. O Clube atuou no futebol profissional, de 1941 a 1964, época em que ficou conhecido como “O Mais Querido da Cidade Sorriso”.

Nos tempos áureos, o Cantusca formou muitos atletas, que se destacaram em várias modalidades esportivas, além do futebol, como natação, polo aquático, basquete, voleibol e tênis, participando de vários campeonatos, inclusive estaduais, e conquistando alguns títulos, dos quais guarda em exposição os troféus, numa sala especial do andar térreo da sede.

Conheça um pouco da história de nossos atletas aqui.